Projeto

SPDA E INSTALAÇÕES A PROVA DE EXPLOSÃO

SPDA E INSTALAÇÕES A PROVA DE EXPLOSÃO


Cliente: POTIGÁS - COMPANHIA POTIGUAR DE GÁS


A Potigás, é uma sociedade de economia mista que tem como sócios o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Petrobras Gás S/A - Gaspetro, é responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Estado do Rio Grande do Norte. 

Para execução de sua missão, a Potigás mantem estações de redução de pressão onde o gás é fornecido e medido para faturamento pela Petrobras, é realizada a odorização do produto, e feita a destinação para sua rede de distribuição própria que conduz o gás até o cliente final (Postos de combustível, industrias, etc). 

Devido ao elevado potencial explosivo do produto, faz-se necessário nas estações de distribuição da Potigás,  a implementação de um SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, e a execução das instalações elétricas  conforme NBR 5418-Instalações elétricas em atmosferas explosivas.

Sendo crítico a execução destes trabalhos, a Potigás resolveu contratar a TALDI Engenharia acreditando na sua competência e seu histórico de obras bem executadas, já que um eventual sinistro explosivo, seria catastrófico para a contratante.

Os trabalhos foram executados na ERP de Macaíba, ERP de Goianinha, ERP de Velinho, ERP de Igapó.