Projeto

SUBESTAÇÃO ABRIGADA - 5.000 KVA

SUBESTAÇÃO ABRIGADA - 5.000 KVA


Cliente: TERMINAL PORTUÁRIO DO PECEM


O Terminal Portuário do Pecém foi concebido, com a finalidade de atender a movimentação de carga das indústrias de base a serem instaladas na área industrial do Complexo, em especial de uma usina siderúrgica e uma refinaria de petróleo.

Nas cargas movimentadas pelo Porto do Pecém, destacam-se os contêineres refrigerados que atualmente são usados em larga escala, com o objetivo de atender a demanda de exportação de frutas. Obrigatoriamente estes contêineres são armazenados no pátio do TERMINAL PORTUÁRIO DO PECEM, no setor provido de tomadas elétricas que são utilizadas para plugagem destes contêineres, durante a sua permanência no pátio, até que a carga seja totalmente liberada pelas autoridades alfandegárias para embarque para o seu destino final.

Os contêineres refrigerados, tiveram um crescimento exponencial nos primeiros anos de operação do Porto, demandando algumas obras de ampliação. As referidas tomadas foram alimentadas por intermédio de uma SUBESTAÇÃO DE 5.000KVA montada em um contêiner de 40 pés que passou a ser chamada de SE-PC04, construída em 2004/2005 e posteriormente outra de mesma potencia construida em alvenaria, denomidada SE-PC05, construída em 2009.

Ocorre que a subestação SE-PC04 que se encontra montada no contêiner não contempla os mesmos padrões que são adotados atualmente nas subestações implantadas no Terminal Portuário tanto com relação à estrutura física da subestação, como também relativo aos equipamentos de segurança elétrica, segurança operacional e ainda as últimas reformulações da Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), especialmente NBR 5410 e NR-10. 

Para esta importante obra, a CEARÁ PORTOS, contratou a TALDI ENGENHARIA, que executou os trabalhos apresentando soluções criativas e que representaram o melhor custo benefício para a contratante. 

FOTOS